Faculdade de Moda

(BEDA #12)Como é estudar moda?

Oi todo mundo! Ontem foi dia dos estudantes e  o post referente a ele saiu só hoje. Mas juro que esse atraso foi por uma boa razão. Eu estava fazendo um DIY para o blog que pretendo postar amanhã. Mas voltando à moda, decidi explicar para vocês um pouquinho sobre como é o curso, a minha experiência como estudante, as disciplinas e também desconstruir algumas suposições que cercam os estudantes desse curso. Então se você quer saber um pouquinho mais sobre o que eu estudo, vem comigo!

Suposição: “É um curso fácil e não precisa estudar muito”
faculdade de moda
Blog Book

      Comecei com essa frase porque é a que mais escuto e confesso que sinto aquela pontadinha de dor no coração ao ouvir isso. Muitas vezes não falam por mal, mas só quem estuda sabe o quanto o curso exige dos alunos. Já virei noite fazendo trabalhos e até para quem faz poucas matérias por semestre – como eu – as disciplinas são bem corridas.  Para desenvolver uma coleção precisa estudar, ir atrás de referências, ter conhecimento de tecidos, modelagem, costura…  E se estou falando isso é porque já menosprezaram o trabalho de conclusão da universidade que estudo quando mencionei que é organizar uma coleção,  a qual leva meses de pesquisa e dedicação para sair do papel.

O que se estuda?
Coco-Before-Chanel-01
Coco antes de Chanel

      Muitas pessoas acham que moda é para quem quer ser estilista, eu mesma tinha pouca noção das outras áreas além dessa, mas na verdade o curso é bem amplo. Você aprende sobre a estrutura dos tecidos, a identificar padrões comportamentais, marketing, métodos de estamparia, a desenvolver fichas técnicas, história da arte e da indumentária, modelagem, costura, figurino, fotografia, ergonomia, ecodesign, todas as etapas do ciclo de vida de um produto, custos, e muito mais! Ou seja, você passa por todas as áreas e precisa estar sempre atualizado sobre o que acontece no mundo em questões políticas, sociais, culturais e econômicas. Então curiosidade e mente aberta são características essenciais para quem pretende trabalhar com isso.

Para finalizar, o que é moda?
Devil-Wears-Prada-5-Vogue-12May15-Rex_b
O diabo veste prada

    Falar sobre moda é falar de história, comportamento e atualidades. É falar sobre tendências, mas além daquelas que vemos nas vitrines. É tentar entender as ações do ser humano, seja individual ou em grupo. O que ele quer? O que ele ambiciona? O que o motiva? Em qual contexto ele vive? Quais as suas necessidades? É vender o sonho, mas dentro dos limites de cada um. É falar sobre arte e desejo, mas também manter um pé no chão. Pode parecer lindo de se ver, mas por trás dos holofotes tem muito pouco brilho.

     Todo o glamour que pessoas imaginam acerca da moda dura um minuto, como disse um professor certa vez. O resto é suor e lágrimas. Por trás de tudo existem pessoas que se dedicam e estudam  muito para que o resultado nas passarelas seja no mínimo satisfatório. É preciso estar em constante renovação, porque os desejos mudam, a situação muda, o contexto muda e a moda, consequentemente, muda também.

.

     Sei que não sou a pessoa mais indicada para falar do assunto, até porque a minha visão é baseada apenas na vida acadêmica. Mas achei legal trazer para vocês um pouquinho da minha experiência como estudante.

Se vocês quiserem saber mais sobre o curso fiz um post no By Larissa Mocellin bem no comecinho da semana, tirando algumas dúvidas de quem se interessa por moda e quer estudar na área.

Não se esqueçam de deixar sua opinião e experiências como estudante. Beijos!

Se você gostou do blog não se esqueça de seguir no facebook e no bloglovin.

BEDA

.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *