DIY

(BEDA #25) Como fazer patches

Olá todo mundo! Como prometido no post “Três dicas para dar cara nova ao seu jeans“, hoje vim aqui ensinar para vocês a fazer patches em casa. Essa nova – velha modinha, que foi um super hit nos anos 90, saiu direto do street style para as passarelas e caiu no gosto das fashionistas de plantão.

    Sorte a nossa, porque – não sei vocês – mas eu adoro quando a sensação do momento é algo que podemos fazer em casa e gastando pouco. Até porque nem sempre vale a pena investir muito em algo que daqui a um ano já estará esquecido e sabe-se lá quando vai voltar. Então vem comigo fazer os patches!

materiais para patch

      Existem dois tipos de papel transfer: para tecidos claros e para escuros. Eu escolhi para os tecidos escuros e utilizei uma sobra de jeans que tinha em casa. Mas se vocês tiverem em  algum outro tecido mais grossinho também serve. Só não se esqueçam de olhar as instruções no pacote do papel transfer, porque eu vi pessoas fazendo patches com ele, mas de uma forma diferente. Já a cola que utilizei foi a contato (falei dela nesse outro post), mas também pode ser cola para tecido.

PASSO À PASSO

como fazer patches 1

     Eu cortei um por um antes de passar para o tecido porque (por algum motivo desconhecido) complico as coisas haha Mas se o pedaço de tecido que vocês tiverem for grande o suficiente, podem colocar o papel transfer inteiro e fazer esse mesmo processo. Acho que fica mais fácil.

      Vi um vídeo uma vez em que a pessoa não retirou o papel da parte de trás para depois colocar em cima da imagem. Ela simplesmente virou o transfer inteiro e passou o ferro na parte de trás, mas quando tentei fazer isso não funcionou. Por isso repito: se forem usar uma marca diferente ou um transfer para tecidos claros, leiam as instruções que vem na embalagem. A marca que utilizei foi a Bright.

diy patches

Observações importantes:

  • Não utilize o vapor do ferro, caso o de vocês seja a vapor
  • Se depois de aplicar na peça vocês quiserem lavar, o ideal é fazer isso 24 horas depois
  • A impressora utilizada deve ser jato de tinta

colete jeans com patches

      Se vocês não querem arriscar colar os patches na roupa, também há a opção de usar alfinetes de segurança. Assim, quando enjoar é possível tirar ou colocar em outra peça.

como fazer patches com tinta para tecido

    Para quem tem habilidade com pintura acho legal fazer o desenho dos patches à mão livre, com tinta para tecido.  Mas para quem não tem e quer arriscar, é possível fazer com moldes.

  1. Imprima o molde do desenho
  2. Corte e coloque sobre o tecido
  3. Pinte como quiser
  4. Espere secar, recorte e coloque na roupa

Essa técnica também pode ser utilizada para estampar roupas. No lugar de aplicar em um tecido que será recortado, vocês podem pintar direto na peça que desejam.

.

O que você acharam? Já tentaram fazer isso em casa? Beijos <3

.

Se você gostou não se esqueça de me seguir nas redes sociais: facebook, bloglovin, insta, pinterest

bEDA

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *