Intercâmbio e Viagem

Feira Medieval em Sortelha

       Olá todo mundo! Desde que cheguei em Portugal achei super interessante o fato que aqui há feiras temáticas que são desenvolvidas em determinadas épocas para celebrar a cultura de cada local. Até agora fui apenas a duas feiras. Infelizmente não tenho fotos com boa qualidade da primeira (a Feira do Chocalho). Então hoje vou falar apenas sobre a segunda, que ocorreu sábado e domingo, nos dias 24 e 25 desse mês, conhecida como Feira Medieval, em Sortelha.

sortelha2-e1322265558734
Fonte: All About Portugal

Para quem não conhece, Sortelha é uma freguesia portuguesa, pertencente ao concelho (município) de Sabugal. Eu não sabia o que era “freguesia”, então dei uma pesquisada e trata-se de subdivisões dos concelhos, as quais são obrigatórias e cada concelho deve conter pelo menos uma. Hoje, Sortelha também é uma das aldeias históricas de Portugal e sua fundação é anterior à nação portuguesa. (Para acessar a fonte clique aqui).

A Feira

feira medieval de sortelha

A feira acontece dentro das muralhas daquilo que um dia foi o castelo e a entrada é gratuita, até porque ela acontece por todo o vilarejo. Os únicos gastos seriam com comida e compras, caso deseje realizar alguma. Há estandes temáticos vendendo brasões de família, coroas de flores, comida, bijuterias, roupas, objetos de decoração artesanais e os mais variados itens. Também há teatro e uma banda que passa pelas ruas tocando e divertindo a multidão.

Juro que é como fazer uma viagem no tempo. As casas são todas de tijolo. Todo mundo que trabalha na feira veste-se com roupas medievais. Há um espaço só para as corujas. E no arco que é a entrada do vilarejo, alguns tijolos possuem a marca do ferreiro que os produziu ainda quando o castelo foi construído.

feira medieval em sortelha

Sobre as corujas: eu tive muita pena delas, porque as suas patas ficam amarradas aos troncos por uma cordinha. Mas elas pareciam bem cuidadas, eram gordinhas e as penas bem macias (consegui fazer carinho em uma pequena).  Porém, seria hipocrisia dizer que não fiquei impressionada ao vê-las. Nunca vi corujas grandes antes e estas eram enormes, comparadas às pequenas – do tamanho de um pássaro – que já vi no Brasil.

.

Por hoje é isso pessoal. Não se esqueçam de me contar o que acharam! Beijoos <3

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *