Blogosfera

Desafio Surpresa: 7 qualidades que toda blogueira deveria ter

      Olá todo mundo! Essa semana decidi participar de um desafio surpresa do United Blogs, o grupo mais amor da blogosfera. Nele deveríamos nos inscrever sem saber qual tema seria proposto e, após preenchidas todas as vagas, as administradoras do grupo revelaram o desafio, que é diferente para cada blog. Então, como vocês já devem ter visto pelo título, o meu tema é: sete qualidades que eu acho que toda blogueira deveria ter.

    Antes de começar, avisarei que nem todos os itens são exatamente qualidades, mas posturas a serem adotadas, que acredito serem muito válidas também. Bora conferir?

1) Sinceridade

large-1
We Heart It

 

Decidi começar com essa, porque considero uma das qualidades mais importantes.Acho super legal fazer parcerias e divulgar, mas contanto que seja algum produto que a blogueira realmente goste. Eu, enquanto leitora, percebo quando uma resenha é sincera e quando é igual à mil outras que tentam empurrar o produto para o consumidor.  E quando falo sobre sinceridade, não falo apenas na questão de divulgar produtos/marcas, mas ser sincero consigo mesmo e com a sua realidade.  E aqui já entra o segundo item, que casa perfeitamente com esse.

2) A essência de quem escreve

qualidades que toda blogueira deveria ter
Canva

A Ju, do Juhlihipy, fez um post falando sobre isso, e acho muito válido reforçar aqui: em muitos casos falta a pessoa que escreve. Falta a essência, a personalidade, a opinião, a atitude. De nada adianta ter um layout e fotos bonitinhas, se o conteúdo é uma cópia de blogs grandes. Tudo bem se inspirar, buscar referências, mas originalidade e sinceridade em primeiro lugar.  Muitas pessoas tentam passar no blog uma realidade que não é compatível consigo e com suas leitoras. Não vejo nenhum problema em dizer que tal peça foi comprada em brechó ou que pegou aquele tênis emprestado da mãe/tia/amiga. Até porque muitas leitoras fazem isso e tenho certeza que se identificariam caso a blogueira mencionar que também o faz.

3) Proximidade com o leitor

4c6cae5326c38ca88edea18904337f1a
Pinterest

Os leitores são os principais pilares para o blog, porque são eles que nos motivam a postar. Todo texto é escrito PARA alguém além da blogueira, não é? Quando você escreve é porque quer botar alguma coisa para fora, compartilhar e trocar experiências. Sem essa troca não há interação e muito menos sentido em ter um blog. Acredito que o principal motivo que faz alguém voltar ao blog, além do conteúdo, é o sentimento de identificação e proximidade com aquele que escreve. Nem sempre é possível responder a todos os comentários, mas tirar alguns minutos da semana para responder àquele leitor que sempre comenta é essencial. Eu, quando comento em um blog, gosto de saber que pelo menos um dos meus comentários foi lido.

4) Coerência

Imagem de heart, love, and puzzle
We heart it

Melhor explicar esse item com um exemplo: você tenho um blog sobre moda, beleza, dicas de maquiagem, com foco em um público jovem/ adolescente. E do nada faz um post sobre um produto para a limpeza da casa que é AS MIL MARAVILHAS, e enfeita tanto que o tal produto parece ser indispensável. Entenderam o que quero dizer? Sei que cada um escreve e divulga o que acha melhor no seu blog, mas na minha opinião acho que tira um pouco a credibilidade do blog e dos outros posts. Se for para divulgar e/ou indicar alguma produto, que seja então algo relacionado com o conteúdo e o público.

5) Saber Ouvir

Resultado de imagem para listening tumblr
Turbine

Acho que se encaixa um pouco na característica 3, mas vou citar mesmo assim. Ainda não aconteceu comigo, mas vi em outros blogs alguns leitores que deixam comentários com críticas leves e carinhosas, que dão a entender o quanto gostam do blog e da blogueira, mas mesmo assim acham que há espaço para melhoras e mudanças. Porém algumas blogueiras preferem bater boca, menosprezar ou simplesmente ignorar. Mas se a pessoa decidiu perder o seu tempo dando alguma dica de conteúdo ou fazendo uma observação sem ofender, qual o problema em escutar?

Só lembrando: existe diferença entre fazer uma crítica construtiva – para o crescimento da pessoa e do conteúdo – e ofender. Se for o segundo caso, ninguém é obrigado a escutar.

6) Curiosidade

faculdade de moda
Blog Book

A curiosidade inspira a criação de novos conteúdos. Então é sempre importante estar atualizado, ter uma mente aberta e a vontade de conhecer o novo. Quando uma pessoa é curiosa, naturalmente irá atrás de fontes e referências para criar um conteúdo personalizado.

“Ah! Mas o tema que eu quero falar já há mil outros que chegaram antes de mim.” Então busque um jeito de fazer diferente. Procure referências, fontes, fale sobre o mesmo assunto, mas sobre o seu ponto de vista. Qualquer coisa que pensamos em fazer nesse mundo, provavelmente há alguém que já o fez. O que muda é vontade e a persistência de fazer diferente aquilo que já existe.

7) Amor pelo que faz

love

Antes de pensar em números, o mais importante é ter certeza que você gosta daquilo que faz. Percebe-se de longe quando a pessoa se dedica aos posts com carinho. Quando escreve para o blog com amor (ando me sentindo meio romântica ultimamente), o conteúdo flui mais fácil. Longe de ser uma obrigação: é um hobby. Você espera ansiosa pelo momento do dia em que vai sentar no computador e preparar o próximo post. Por isso, antes de criar um blog, é tão importante pensar se você realmente gosta do assunto abordado e do trabalho que desempenha: ir atrás de conteúdo, editar imagens, cuidar do layout, buscar fontes e referências, criar uma identidade visual em todos os posts, se entregar de corpo e alma ao escrever,… Pode parecer fácil, mas a maioria dos meus posts levam de duas horas ou mais para ficar prontos.

.

Agora me contem vocês quais são as principais qualidades ou postura que acham que as blogueiras deveriam ter? 

Imagem de capa disponibilizada  por Color U Bold

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *