Intercâmbio

Resumo da semana: passeio por Covilhã, Estamparia e Chokers

Diário de Intercâmbio, Portugal

Olá todo mundo! Hoje é o segundo “Resumo da Semana”, mas já aviso que não tem tanta coisa quanto o anterior, porque não fui particularmente à nenhum lugar novo. Com exceção  de um “tour” que fiz pelos lugares de Covilhã (a cidade que estou morando em Portugal) onde é possível ver a neve nas montanhas.

Ah! E um detalhe não tão importante, mas que irei mencionar mesmo assim: a roupa da foto acima foi a que usei para a primeira aula da semana, na Segunda-Feira. O dia estava tão cinza e a minha vontade de levantar da cama com o frio era zero. Então decidi colocar um lenço amarelo para alegrar a minha manhã. Por falar nisso, alguém mais associa cores à sensações?

Covilhã, cidade, neve, Portugal

Como mencionei antes, no início da semana fiz um “tour” por Covilhã, para tirar foto dos lugares onde dava para enxergar a neve na serra. E não é que encontrei alguns cantinhos tão bonitos que a neve perdeu completamente o foco? O que eu mais gosto dessa cidade é que ela nunca para de me surpreender. Quando acho que já vi tudo sempre aparece no meu caminho alguma coisa bonita, como esse riacho ou simplesmente as árvores com folhas amarelas e laranjas. Descobri que outono é a minha estação favorita.

estamparia devoré

Toda Quarta-Feira tenho aula prática da matéria Laboratório da Cor e Enobrecimento. Nessa semana realizamos a estamparia devorê, onde utilizamos uma pasta de estampar que corrói a fibra de algodão do tecido e deixa só o poliéster. Não fotografei as etapas do tingimento do tecido, nem a preparação da pasta. Mas na imagem 1 já é o processo da estamparia propriamente dita, feita nos quadros. Onde o desenho da flor já estava gravado na tela dos mesmos. A parte que tem o desenho é vazada, para que a pasta, aplicada sobre a tela, passe para o tecido. A imagem 2 é depois da amostra ter passado pelo processo de fixação por calor seco. Após isso lavamos o tecido para retirar a parte carbonizada e o desenho, então, ficou branquinho, como vocês podem conferir na imagem 3.

modelagem

Finalmente comprei os tecidos e iniciei os moldes das peças de roupa que aparecem no desenho à esquerda a imagem acima. Esse croqui faz parte de uma coleção cápsula para a disciplina Design de Sportswear. No total foram desenhados 10 croquis, mas apenas um deveria ser selecionado para a confecção.

Quer saber mais sobre essa disciplina? Acesse Intercâmbio de graduação: as disciplinas do curso de moda

untitled-1

Antes de tudo: me desculpem pela qualidade da foto. Tirei com o celular, quando já era noite, por isso a imagem não está das melhores. Agora, voltando ao assunto, essas duas chokers fui eu que fiz e adorei o resultado final. Por isso esperem aqui no blog, durante essa semana, um DIY de como fazê-las.

.

E a semana de vocês, como foi? Vou adorar saber! Beijos <3

Me acompanhe também: Facebook | Instagram | Pinterest | Bloglovin

0 Comments

  1. Uau! Fiquei completamente apaixonada por essas fotos de Covilhã…
    Muito legal a tua ideia de fotografar e explicar o processo da estamparia, o desenho ficou super delicado. <3
    Já fiquei super curiosa pra ver a roupa do croqui pronta e no "corpo"… hahaha
    Acredita que lá pelos anos 90 e poucos eu usava choker??? Era preta de veludo com um pingente azul lindo demais!
    Aguardando o diy hein?!
    Amei teu post.

    Um beijo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *