Como usar

Como combinar roupas e acessórios coloridos

roupas-coloridas

Vamos aproveitar o calorzinho do verão, a estação que mais pede cores no ano, para aprender como combiná-las? Não sei vocês, mas acho que verão combina com vivacidade, alegria, leveza e tudo o que seja colorido. Por isso, hoje trago para vocês cinco maneiras diferentes de como podemos combinar as cores das nossas roupas entre si.

E nós fazemos isso através da harmonia das cores, com o auxílio de um círculo cromático. Nesse círculo iremos selecionar as cores que trabalham bem em conjunto, criando um visual harmônico. Essa teoria é muito utilizada não apenas na moda, mas também em campanhas publicitárias, fotografia e até decoração. Então, vamos conferir como fazer isso?

Harmonia Complementar

Também conhecida como contrastante, esse tipo de harmonia ocorre quando duas cores são opostas no círculo cromático. Ex: verde e vermelho, azul e laranja, roxo e amarelo.

harmonia-complementar

Harmonia Tetrádica

É formada por dois pares de complementares.

harmonia-tetradica

 

Harmonia Triádica

São três cores equidistantes no círculo cromático.

harmonia-triadica

 

 

Harmonia Quadrada

Utilizam-se quatro cores espaçadas igualmente no círculo cromático.

harmonia-quadrada

 

Harmonia Análoga

Quando as cores encontram-se lado a lado no círculo cromático.
Geralmente utilizam-se três cores.

harmonia-analoga

.

E são essas as cinco formas de harmonizar as cores. Claro que cada um possui liberdade para combinar as suas roupas como quiser, nada disso aqui é regra. Mas às vezes algumas dicas ajudam quando nos sentimos na dúvida, né?

O que acharam? Já conheciam esses métodos de harmonização? Qual o seu favorito? Não se esqueçam de me contar! Beijos <3

Me acompanhe também: Facebook | Instagram | Pinterest | Bloglovin

0 Comments

  1. Eu conheci o círculo há um tempinho e só agora que conheci essas cinco versões de combinações! E adorei demais, é um ótimo referencial para ajudar na hora de decorar, vestir e tal.
    Antes eu não misturava muito as cores não, era do tipo, se a blusa é rosa, a sapatilha também é e o resto tem que ser neutro kkkk Hoje em dia me divirto muito mais com as cores, ainda mais porque sou cheia de Melissas coloridas que pedem combinações legais e alegres! ehehe
    xoxo

    1. Oi Rê, que bom que você gostou do post! Essas cinco combinações são muito úteis mesmo. Também já fui dessas que se usava alguma coisa colorida quase todo o resto precisava ser neutro haha Agora pelo menos você vai conseguir criar várias combinações legais com suas Melissas <3
      Beijos

  2. Triádica e quadrada são minhas preferidas. Eu não sabia que essa regra de cores se aplicava a moda também. Quando aprendi sobre o círculo cromático foi numa época que estava tentando algumas aventuras pelo HTML e vi vários designers gráficos falando sobre ele e como ajuda na combinação de cores para criar logos e layouts para marcas e empresas.
    Eu não sou do tipo de pessoa que só usa preto, mas é difícil de sair com uma cartela de cores diferentes. Hoje por exemplo, sai de calça jeans de lavagem clara, blusa cinza e tênis braco. Apesar de parecer que foi uma mistura de cores, na verdade, até que ficou neutro. Agora meu pai que adora misturar cores, sabia? Ele tem calça verde, calça vermelha, blazer verde, blazer marrom (ok, aqui até que é normal), bermuda amarela… 50 anos, mas diz que nunca vai vestir colete com estampa de velho não! kkkkk

    Adorei o post como sempre.

    Com carinho,
    Conto Paulistano.

    1. Oi Selma! Eu adoro ver seus comentários por aqui. O círculo cromático é realmente uma mão na roda na hora de criar combinações de cores, né? E o melhor é que isso se aplica às mais diferentes áreas.
      Ah, e as cores neutras têm seu valor, né? Confesso que fiz esse post pensando um pouquinho em mim também, porque às vezes bate aquele receio na hora de usar roupa colorida kkk
      E sortudo o seu pai, que adora combinar cores! ahah
      Beijão e muito obrigada!

  3. Eu já tinha visto algo sobre a complementar e a análoga. Sou adepta do básico, então se arrisco alguma “cor” é quando o resto do look é básico tipo jeans e calçado preto.
    Adorei as dicas e já vou procurar um círculo cromático pra me ajudar em outros aspectos que necessitem da combinação de cores – looks, decoração, design… né?

    Um beijo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *